sexta-feira, 13 de agosto de 2010

博士課程。。。

... ou "hakushi katei" (doutorado).

Como disse antes, na última terça-feira, tive que fazer uma apresentação da minha dissertação de mestrado, como forma de avaliação para entrar no doutorado aqui.

Começando do início: Fiz minha inscrição, e lá dizia que eu só precisaria fazer uma apresentação de 25 minutos da minha dissertação e depois teria 15 minutos de perguntas/entrevista, e só! Mas meu orientador aqui chega e diz que talvez eu precisasse fazer uma prova escrita também... Isso porque os alunos daqui não fazem essa prova, pois já fizeram quando entraram no mestrado, e como estou entrando "direto" aqui, talvez pedissem para que eu fizesse a prova. No fim, ficou decidido que depois da minha apresentação a banca examinadora iria dizer se preciso mesmo ou não fazer tal prova.

Enfim, montei minha apresentação de 29 slides e fiz uma prévia com o professor daqui e do Brasil, que veio para um congresso! Consegui fazer em 26 minutos e eles me sugeriram algumas alterações, e tive que acrescentar um slide e mudar alguns detalhes. Bom, a apresentação foi fechada (ninguém de fora podia assistir) e a banca examinadora consistia de nada menos que 5 professores... O mesmo que uma DEFESA de doutorado no Brasil. Um era meu professor, o outro era do mesmo prédio, dois eram físicos nucleares e o último físico teórico. A primeira coisa que falaram foi que eu tinha 18 minutos para apresentar! Fiquei estarrecido, porém foi um mal entendido, pois realmente receberam um papel falando em 18 minutos, mas o meu e do outro professor falava em 25 minutos, e assim foi. Apresentei em inglês gaguejado em 23 minutos (sim, estava nervoso e disparei a falar...). Já as perguntas foram tranquilas, mais sobre os detalhes do meu trabalho, para entenderem melhor! Apenas a última que foi capciosa, pois era específica de física nuclear e não lembrava direito.. Tentei dar um migué na explicação mas não deu... ahhaha Daí o professor que perguntou me explicou.

Terminando o tempo, eles falaram algo que não entendi e ficaram olhando para mim. Visto minha cara de interrogação, pediram educadamente para que eu saísse da sala para poderem discutir o que seria decidido.

Algum tempo depois recebo um e-mail do meu professor falando que aceitaram que eu me matriculasse no doutorado aqui! E o melhor sem fazer prova escrita! Sensacional, não podia ser melhor! Agora vai ter um conselho dia 18 onde eles vão oficializar a decisão e devem me mandar um aviso sobre tal.

Gostaria de agradecer a todos que me apoiaram e deram maior força! Obrigado mesmo pessoal!
Agora são mais 3 anos aqui, começando em outubro! =x

Por fim, vai um guia ilustrado sobre o doutorado, que recebi por e-mail!

Tradução: Minha, livre

Imagine um círculo que contenha todo o conhecimento humano:


Quando você gtermina o ensino fundamental, você sabe um pouco:


Quando você termina o ensino médio, você sabe um pouco mais:


Com um diploma de bacharel, você ganha uma especialidade:


Um diploma de mestrado, aprofunda esta especialidade:


Lendo artigos de pesquisa leva você a borda do conhecimento humano:


Uma vez na fronteira, você focaliza:


Você empurra a fronteira por alguns anos:


Até que um dia a fronteira cede:



E, essa curva que você fez é chamada de Doutorado (PhD):



Claro que o mundo parece diferente para você agora:



Porém, não se esqueça da figura maior:


Continue empurrando!

5 comentários:

SaCi disse...

Parabéns Minero! Sucesso.

Douglas Drumond Kayama disse...

Ae! おめでとうございます、チアゴさん

Luiz Henrique disse...

Aeee!
Parabéns!!
SENSACIONAL!!!

Marco disse...

Fala Thiagoooo! Parabéns! Continue postando! Quer dizer então que tu so volta daki a 5 anos?

ThiagoJ.C.B. disse...

Muito obrigado pelos parabéns pessoal!

Marco, na verdade ficarei 3 anos e meio. Antes, eram 2 anos como pesquisador, agora que passei no doutorado, consigo postergar minha estadia por mais 1 ano e meio. Ou seja, fico aqui seis meses como pesquisador (referente a esse semestre que acabou) e mais 3 anos como aluno de doutorado, começando em Outubro!
Mas isso não quer dizer que só volto daqui 3 anos né! Vou tentar dar umas fugidas para aí nesse interim!
=]