sexta-feira, 30 de julho de 2010

日本語の授業の終わり。。。

... ou "nihongo no jyugyou no owari" (fim das aulas de japonês).

Sim! Acabou! 4 meses (já???) de um curso intenso de japonês, com aulas todos os dias, fica para trás com boas (muitas) e más (raras) lembraças!

Porém... tenho minhas dúvidas sobre a credibilidade de um curso intensivo ainda. Tipo, você tem que sempre estar estudando as coisas novas e não dá para revisar as antigas. Resultado, você estuda (decora?) tudo para a prova e depois não vê mais, pois você já tem novas coisas para estudar.

Acho que a idéia deles é: Vamos enfiar um monte de informação na cabeça deles, o que ficar é lucro!

Exemplo: Em apenas quatro meses "aprendi" cerca de 500 novos kanji, que são os da foto abaixo.

Clique na imagem para ampliar!

E fechei com uma nota rasoável até. Mas pergunta se eu sei ler todos agora, nesse exato momento? Talvez 1/3 com um pouco de sorte...

Enfim, agora é arrumar as coisas para o exame de seleção do doutorado! Dia 10 faço uma apresentação do meu trabalho de mestrado, em inglês (ufa!!), e já junto com as perguntas uma pequena entrevista! Ainda não sei se terei que fazer prova escrita, pois meu professor está negociando isso. Os alunos japoneses que prestam para o doutorado não fazem prova escrita, pois já fizeram para o mestrado! Como entro "direto" aqui, talvez tenha que fazer essa mesma prova...

Semana que vem tem congresso internacinoal, da área que trabalho, aqui! Meu orientador no Brasil está vindo! E também tem o festival de Tababata (七夕祭り), com direito a fogos de artifício e tudo mais! Cliquem no link para mais informações!

Inté mais!

2 comentários:

Marco disse...

Fala fio! Bauzim? Não esquece de postar como foi a prova viu? Como se saiu com o ingles e com as perguntas, se deu para entender td mundo etc! Boa sorte!

ThiagoJ.C.B. disse...

Tranquilo!! =D

valeu fiu!! ^^v