domingo, 16 de maio de 2010

ベガルタ仙台。。。

... ou "Begaruta Sendai" (Vegalta Sendai).

25 anos morando no Brasil e só fui uma vez a um estádio assistir uma partida de futebol. Foi em meados de 1995 em Ribeirão Preto. Palmeiras x São Paulo, que ficou em 0 a 0...

1 mês e meio no Japão e Sábado fui assistir um jogo!
Foi um convite de 2 estudantes do mesmo centro de pesquisa onde estou, para ver o Vegalta em ação.


Este é o time profissional de futebol da cidade de Sendai, e este ano passou para a primeira divisão da J-League (atualmente está em 14 de 18).

O jogo foi em um estádio aqui perto (20 minutos de trem), que foi contruído para a copa de 2002.

Já o adiversário foi o 浦和レーズ (urawa reezu, de Saitama), que atualmente é o quarto colocado.
Resultado: 1x1!

O primeiro gol foi do adversário. Não entendi direito como foi, por que houve uma confusão na área e do nada a bola estava dentro do gol. Entretanto, 10 minutos depois houve uma falta perto da grande área a favor do Vegalta e o jogador deu um chute certeiro!

Considerações gerais: Foi excelente! O estádio (Miyagi Stadium) é de de mais! Tinha um pouco mais que 24000 pessoas, sendo que a capacidade máxima é de 49133. Mas o estádio oficial do time é o Sendai Stadim, com capacidade para 19000 pessoas. Assim, quando eles esperam mais pessoas do que o estádio comporta, usam aquele outro!

A torcida vibra muito e tinha todo tipo de gente, jovens, famílias, do mais novo ao mais experiente! E ao fim do jogo todos voltam para sua casa tranquilamente, sem confusão.

Só achei que eles são muito retraídos para jogar. Não se vê aquela garra, ficam tocando muito a bola e demoram para atacar, enquanto não tiverem certeza! O que por um lado é bom, já que houve poucas faltas e nenhuma séria. Não teve nenhum cartão durante o jogo!!

Aqui vai um vídeo para ter uma idéia do clima lá ao fim do jogo


Coloquei as fotos e mais vídeos na pasta 仙台市 do album no Picasa.

Curiosidade: Tem 3 brasileiros jogando pelo time, Elizeu (último time no Brasil: Criciuma), Reinaldo (Bahia) e Fernandinho (Vasco da Gama). E o Joel Santana foi treinador do time em 2006.

Sobre o nome, ele origina-se do vestival de verão aqui de Sendai (Tanabata), onde comemora-se o único dia em que a estrela Ohihime (Vega) e Hikoboshi (Altair) podem se encontrar. Daí, Vega + Altair = Vegalta... xD
Mas também são conhecidos como Eagles.

Ah sim, ao fim do jogo, todos os jogadores de cada time, vão em direção a suas respectivas torcidas para agradecer pela presença no jogo!

Para finalizar, sim eu estive lá:


じゃ、またね!

3 comentários:

ThiagoJ.C.B. disse...

Para saber mais sobre a Liga Japonesa de Futebol, tem um artigo na Wikipédia sobre, em português. Mas dêem uma olhada no em inglês também que está bem completo!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Japonês_de_futebol

E ano passado o Vegalta foi o campeão da segunda divisão.

Marco disse...

Sugoi TJB! Melhor post do seu blog até agora uhauhauhauhhauuhauhauhauhhua! Zueira! Como eu queria ter ido jogar bola no japão... A proposito meu blog não é so Atlético e Carros não olha direito lá viu! =P
Abraços!!! E Continue comentando sobre a J-League! Quantas rodadas faltam para acabar o campeonato?

ThiagoJ.C.B. disse...

er... vindo de você deve ser mesmo! ohahoahoahoa xD
Hum, boa pergunta, vou ter que pesquisar mais sobre! =x