domingo, 30 de maio de 2010

花見。。。

... ou "hanami" (ver as flores).

Este é um termo formado pelos kanjis de "flor" e "ver", e atualmente é associado a apreciação da floração da cerejeira japones (a famosa sakura).

Diz-se que o costume surgiu no século VIII, quando a árvore mais apreciada era a ameixeira.

A sakura é a árvore símbolo do Japão, tanto que está estampada na moeda de 100 yenes. O fantástico e que os japoneses simplesmente adoram apreciá-las quando estão floridas! E não é para menos, já que a árvore fica sem flor ou folha nenhuma durante todo o inverno, no início da primavera aparecem as flores, que em 2 semanas caem todas para dar lugar as folhas, ficando verdinha até o outono, quando começam a cair e volta-se ao início do ciclo.


O início da floração é sensível ao clima, assim as flores aprecem primeiro em Okinawa (extremo sul do Japão), por volta do início de Março, e por último em Hokkaido (extremo norte) no fim de Maio. Assim, existe até um tipo de "previsão do tempo" para a floração, como pode-se ver nos mapas abaixo (referentes a este ano). Neles pode-se ver as linhas com as datas, que são chamadas 桜前線 (sakura zen sen), ou frente (igual a frente fria) da floração!



Tive muita sorte de chegar aqui no começo de Abril, duas semanas apenas antes das flores se abrirem na região de Sendai. Tanto que fui convidado para ir em 4 花見, mas "só" pude ir em 3 devido a conflitos de horário... Foram eles: do laboratório, do Grupo Mori e o último a convite de uma professora de japonês. As fotos podem ser vistas no álbum no Picasa, apesar de que já está lá a um bom tempo e vocês já devem ter visto né! ^^"

Muitas vezes o 花見 é apenas uma desculpa para fazer um tipo de churrasco e beber, como foi com o pessoal do laboratório, já que não tinha nenhuma cerejeira por perto, além de ter sido de noite!

Por fim, coloco esta foto para ilustrar o post e a primeira sakura que vi aqui em Sendai, no muro de um cemitério...



Agora só final de semana que vem, pois na Sexta-feira tenho outra prova de kanji, onde vai ser cobrado 121 kanjis novos...

またね!

2 comentários:

Luiz Henrique disse...

eu tenho uma moeda dessa em casa!
daorissimo cerejeira!

Unknown disse...

minero, sensacionais essas 2 fotos!!